Lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
11/01/2019

Lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Território Bacia do Paramirim

Na última sexta-feira, 11 de janeiro, aconteceu o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal - SIM, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Paramirim.
Estiveram presentes no evento o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim - Dr. Leonardo Costa, acompanhado do coordenador geral dos projetos especiais da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) - Gilmar Bonfim e da equipe do SIM - a médica veterinária Naianne Celeste e a Auxiliar Administrativa Elisângela Bela. O evento também contou com a presença do prefeito de Paramirim - Gilberto Brito, secretários de agricultura dos municípios consorciados, sindicato dos trabalhadores rurais de Paramirim, empreendedores e demais convidados.
Durante a atividade, Gilmar Bonfim apresentou as ações que serão desenvolvidas através do SIM, visando regularizar a fabricação de produtos de origem animal e legalizar os pequenos empreendimentos dos municípios consorciados. Na ocasião, foi apresentada a equipe técnica contratada por meio do convênio com a CAR, que é composta por médica veterinária e auxiliar administrativa, responsável pelo suporte necessário aos municípios.
Na oportunidade, foi realizada uma visita no laticínio Paula, localizado no município de Paramirim, que pretende ser piloto na implantação do SIM. O agricultor familiar e proprietário do estabelecimento se mostrou bastante otimista quanto à possibilidade de adequação e registro do SIM.
O Serviço de Inspeção Municipal pretende promover além da formalização das agroindústrias, a valorização e melhoria da qualidade dos produtos de origem animal.
"O SIM vai permitir que os agricultores familiares vendam seus produtos como leite e derivados, embutidos e outros produtos no mercado que atualmente conta com laticínios e outros empreendimentos. A inserção dessa cadeia produtiva no mercado para a economia regional é muito significativo", detalhou o presidente do consórcio, Roberval Meira.
O Consórcio, com apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai executar ações para que todos os municípios implantem o Serviço de Inspeção Municipal através das aprovações dos projetos de Lei, Regulamentos e diagnósticos dos empreendimentos passíveis de inspeção e legalização. Atualmente, 10 dos 12 municípios consorciados estão engajados no SIM.
A implantação começa pela aprovação da Lei Municipal por cada município interessado. "O Governo do Estado da Bahia, por meio do convênio, vai orientar os municípios certificando empreendimentos já existentes e os que pretendem iniciar a atividade", explicou Leonardo Costa.

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim